sábado, 12 de maio de 2018

TEM QUE CONFIAR! APRESENTADO NO SAMPAIO, ROBERTO FONSECA PEDE: “PRECISAMOS DE CONFIANÇA DO TORCEDOR”

·   0


ESPORTE / NOTÍCIAS – SAMPAIO CORRÊA

Treinador fala sobre estratégias de marcação, bola parada e formação considerada ideal para o Sampaio na temporada

Por: Afonso Diniz e Bruno Alves, Globoesporte.com / São Luís, MA

Roberto Fonseca foi apresentado oficialmente na tarde desta sexta-feira e começou os trabalhos como novo técnico do Sampaio. A missão do treinador no primeiro momento no Tricolor passa por tirar o time maranhense da zona de rebaixamento da Série B e tentar buscar a classificação para a semifinal da Copa do Nordeste, onde tem pela frente o Vitória nas quartas de final.

Roberto Fonseca, novo técnico do Sampaio (Foto: Lucas Almeida/L17 Comunicação)

O primeiro pedido do novo técnico foi para ganhar a confiança do torcedor boliviano. O treinador reforçou a necessidade de conseguir uma recuperação na Série B para depois poder mirar outros objetivos na temporada.

- Quero passar uma confiança para o torcedor, principalmente para o torcedor. Precisamos de confiança do torcedor, direção e jogadores. Tem que trazer um comandante que também pense dessa maneira. Precisamos dar passo a passo. Primeiro temos que sair dessa situação e depois, se possível, chegar em outro passo a ser dado.

Sobre a forma de jogar, Roberto deixou claro que deve abrir mão das marcações individuais, estratégia utilizada pelo seu antecessor Francisco Diá. O treinador explicou o motivo para optar pela marcação por zona.

- A marcação individual, de repente você tem um atleta que precisa de uma atenção especial e precisam ser vigiados. Não individualmente, porque hoje os atletas são inteligentes e os jogadores também. Você tira um homem seu de marcação e joga pela esquerda e anula um homem seu. Eu não gosto. Prefiro uma marcação por linha. Eu tenho um modo que gosto de jogar, mas, de repente, preciso me adequar ao que tenho aqui.

Fonseca também analisou o problema das bolas paradas, que resultaram em quatro dos nove gols sofridos pelo Tricolor na Série B. O treinador explicou que também haverá momentos em que pode mudar a estratégia para aproveitar o melhor do elenco.

- Na bola parada eu converso muito com os atletas. Gosto de fazer uma linha de marcação e coloco os jogadores específicos nos melhores cabeceadores do adversário. De repente você não tem a confiança, o goleiro e o zagueiro podem passar o que eles querem. Treino, tento fazer da minha maneira, mas tenho que tirar o melhor do meu atleta.

Sobre a forma de jogar, Fonseca detalhou o motivo de gostar e, provavelmente, apostar em um 4-1-4-1 no Tricolor. O treinador justificou a escolha traçando comparativo com a seleção alemã, sobre a disposição dos jogadores em campo.

- Gosto muito do 4-1-4-1 porque você consegue mudar dentro da partida. Se você tirar um dos homens por dentro, você pode tornar a equipe mais ofensiva ou defensiva. Quando você entra de forma que você não trabalhou especificamente, por exemplo, no 4-2-3-1 ou 4-4-2, você tem que trazer três homens e eu não gosto de usar volantes pelas laterais. Isso não existe, nunca vi a seleção da Alemanha jogar dessa maneira. Sou adepto do que é melhor e vencedor.

oberto Fonseca comandará o Sampaio em seu primeiro jogo na próxima quarta-feira, pelas quartas de final da Copa do Nordeste, contra o Vitória. O jogo será realizado no Castelão, às 19h15.


Subscribe to this Blog via Email :