ESPORTE / COPA DO BRASIL
Rebaixado no Maranhense, o Quadricolor espera surpreender o Papão da Curuzu em São Luís.
Gustavo Arruda / Imirante.com
Após a inédita queda para a Segundinha, o Maranhão Atlético tenta unir forças para surpreender o Paysandu na Copa do Brasil. (Foto: Biaman Prado / O Estado)
SÃO LUÍS – Campeão estadual e representante do futebol maranhense no Campeonato Brasileiro Série D na última temporada, o Maranhão Atlético Clube vive, em 2014, o pior ano de seus 81 anos de história. Afinal de contas, a participação do Quadricolor no Estadual foi absolutamente desastrosa: com apenas uma vitória em nove jogos, a equipe do Parque Valério Monteiro amargou um inédito rebaixamento para a Segundinha Maranhense. Porém, antes de parar as suas atividades e pensar na dura realidade fora da elite, o MAC ainda terá que colher o último fruto do desempenho de 2013: nesta quarta-feira (2), a equipe maranhense estreia na Copa do Brasil diante do Paysandu, no estádio Nhozinho Santos.
Antes do descenso no Estadual, o MAC tinha um planejamento bem definido para a disputa da Copa do Brasil: diante do Paysandu, equipe que está na Série C, o Quadricolor visava uma classificação para a segunda fase e aumentar a arrecadação para o restante da temporada. Entretanto, a queda mudou totalmente os planos e a animação de todos no clube, que já devem considerar um feito importante se a equipe levar a decisão da vaga para Belém, no dia 16 de abril. Se acontecer o imprevisto, o passaporte para a etapa seguinte da Copa do Brasil deve servir de ânimo para encarar o futuro difícil, além de gerar mais receita.
Com a mesma base que decepcionou no Campeonato Maranhense, o técnico Arnaldo Lira deve promover duas substituições no time titular: contratado junto ao Ferroviário, o lateral Tiago Granja deve fazer sua estreia com a camisa do Bode Gregório diante do Bicolor, enquanto o meia Janeudo volta ao time após recuperar-se de uma lesão. Além disso, o esquema de três zagueiros utilizado nas últimas rodadas do Estadual foi abandonado e a equipe deve voltar a atuar no 4-4-2.
Depois de um empate no Re-Pa, o Paysandu quer garantir a classificação para a segunda fase já no primeiro jogo contra o MAC. (Foto: Fernando Torres / Site oficial do Paysandu)
Também rebaixado, mas no Campeonato Brasileiro e em 2013, o Paysandu vive um momento de reestruturação nesta temporada. Invicto há 16 partidas, o Papão da Curuzu lidera o returno do Campeonato Paraense após ser vice-campeão do primeiro turno diante do rival Clube do Remo e está na final da Copa Verde, competição regional organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que conta com 16 equipes de 11 estados e dá ao seu vencedor uma vaga na Copa Sul-Americana. Na Copa do Brasil, o objetivo do Bicolor é despachar o MAC no primeiro jogo e focar no confronto da segunda fase, contra Sport ou Brasília.
Sem contar com o meia Héverton, que pediu aposentadoria após o clássico Re-Pa do último domingo (30), o técnico Mazola Júnior deve escalar Jô no ataque ao lado do experiente Lima, enquanto João Paulo deve voltar a compor a dupla de zaga com Charles. Yago Pikachu, lateral e principal arma ofensiva da equipe, está confirmado no time titular.
FICHA TÉCNICA
Estádio: Nhozinho Santos (São Luís, MA)
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Antonio Santos Nunes (PI)
Assistentes: Rogério de Oliveira Braga (PI) e Izaura de Sousa Silva (PI)
MARANHÃO ATLÉTICO: Raniere; Tiago Granja, Paulo Ricardo, Osmar e Tica; Kauê, Dinho, Janeudo e Elton; Davison e Tenilson. T: Arnaldo Lira
PAYSANDU: Matheus; Yago Pikachu, Charles, João Paulo e Aírton; Augusto Recife, Ricardo Capanema, Zé Antônio e Djalma; Jô e Lima. T: Mazola Júnior
IMIRANTE ESPORTE