domingo, 8 de dezembro de 2013

BRASILEIRÃO: Fluminense e Vasco rebaixados à Série B e violência em Joinville

·   0

ESPORTE / BRASILEIRO 2013


Por causa de briga nas arquibancadas, Atlético-PR e Vasco tiveram o confronto paralisado por 40 minutos.

Campinas, SP, 08 (AFI) - A última rodada do Campeonato Brasileiro foi marcada por tragédia na cidade de Joinville, com briga generalizada entre as torcidas de Atlético-PR e Vasco da Gama; como também decretou o já esperado rebaixamento do Fluminense e também do Vasco da Gama à Série B de 2014. Eles vão fazer companhia a Ponte Preta e Náutico, que já estavam rebaixados.
O Vasco da Gama foi goleado pelo Atlético-PR, por 5 a 1, na Arena Joinville, palco de cenas lamentáveis de confrontos entre torcedores dos dois times. Cai um dia após completar cinco anos após a sua primeira queda para a Série B. O Fluminense caiu pela quarta vez. E conseguiu um feito inédito no ftebol brasileiro: foi campeão ano passado e agora rebaixado em 2013. Em 1998 caiu para a Série C, subindo em 1999 para a Série B, depois foi "empurrado" para a Série A.
O Fluminense precisava vencer e ainda contar com uma combinação de resultados para não cair. Até venceu o Bahia, por 2 a 1, na Fonte Nova, mas o Coritiba venceu o São Paulo, por 1 a 0, e acabou rebaixando o time das Laranjeiras. O resultado deixou o time carioca na 17.ª posição, com 46 pontos - mesmo número que o Criciúma, mas com menos vitórias: 13 a 12. Enquanto isso, os baianos ficaram com 48 e em 14.º lugar.
Quem se livrou do descenso foi o Coritiba, que bateu o São Paulo, por 1 a 0, no Estádio Novelli Júnior, em Itu (interior de São Paulo). O único gol da partida foi anotado pelo zagueiro Luccas Claro, ainda no primeiro tempo. O Coxa encerrou o Brasileirão com 48 pontos e em 13.º. Já o Tricolor, com 50, ficou em nono.
Já rebaixada, a Ponte Preta foi a Caxias do Sul e arrancou empate com o Internacional, por 0 a 0. O time campineiro, focado na decisão da Copa Sul-Americana, chegou aos 37 pontos e permaneceu na 19.ª posição. O Inter, que corria risco de descenso, fechou o ano com apenas o 15.º lugar, com 48 pontos.
Na parte de cima da tabela
Cruzeiro já foi campeão, por isso restou apenas a briga pela vaga na Libertadores. Na capital paulista, o Grêmio segurou 0 a 0 com a Portuguesa, no Canindé, e confirmou sua presença direta na fase de grupos do torneio Continental. Além de ser o vice-campeão brasileiro. A terceira vaga ficou com oAtléticoPR, mesmo assim entrando na fase de pré-Libertadores.
O resultado levou o Imortal aos 65 pontos, mas o manteve na vice-liderança. A Lusa foi aos 48 e terminou em 13.º. Méritos do técnico Guto Ferreira.
No Rio, o Botafogo espantou a desconfiança com vitória sobre o Criciúma, por 3 a 0, no Maracanã. Lodeiro, Elias e Seedorf marcaram para o Glorioso, que terminou em quarto lugar, com 61 pontos. O detalhe é que o time carioca só vai para a pré-Libertadores caso a Ponte Preta não seja campeão da Copa Sul-Americana. O Botafogo, campeão carioca, não disputa a Libertadores há 17 anos.
O Criciúma se livrou do rebaixamento mesmo com o revés na Cidade Maravilhosa. O Tigre, comandado por Argel Fucks, ficou com 46 pontos e em 16.º, igaul em pontos do Fluminense, mas com vitórias a mais: 13 a 12.
Goiás e Vitória dançaram do G4
Quem “pipocou” foi o Goiás, que acabou goleado pelo Santos, por 3 a 0, em pleno Serra Dourada, em Goiânia. Cícero e Montillo (duas vezes) fizeram para o Peixe, que chegou aos 57 pontos e assumiu a sétima posição. Os goianos, com boas chances de chegar a Libertadores, permaneceram com 59 e em sexto lugar.
Por fim, em Belo Horizonte o Vitória empatou com o Atlético-MG por 2 a 2. O confronto marcou o retorno do meia Ronaldinho Gaúcho aos gramados, uma vez que estava parado por causa de contusão. O Vitória chegou aos 59 pontos e terminou o campeonato em quinto lugar. O Galo ficou com 57 e em oitavo.
FONTE: A. F. I

Subscribe to this Blog via Email :