quinta-feira, 2 de maio de 2013

Goiás vence Santo André, mas não evita jogo da volta

·   0


Esporte / Copa do Brasil

SANTO ANDRÉ - O Goiás venceu o seu primeiro compromisso na segunda fase da Copa do Brasil. Mas não como queria. Na tarde de ontem (1º), a equipe comandada por Enderson Moreira fez 3 a 2 sobre o Santo André no Estádio Bruno José Daniel (sofrendo um gol já nos acréscimos) e não conseguiu eliminar o jogo de volta de 15 de maio, no Serra Dourada.

Depois de ficar atrás no marcador com o pênalti convertido por Élvis (Valmir Lucas falhou no lance), o Goiás chegou à virada através de Walter, que acertou a meta em cobrança de falta, e Eduardo Sasha, autor de dois gols no segundo tempo. Já no final, no entanto, o Santo André conseguiu descontar com Gustavinho.

O próximo compromisso do Goiás será contra a Aparecidense, no domingo, fora de casa, pela semifinal do Campeonato Goiano. Já o Santo André, campeão da Copa do Brasil em 2004, prepara-se para surpreender o rival no centro-oeste. O classificado enfrentará o vencedor do confronto entre os nordestinos ABC e Sport.

O jogo

O Santo André não queria saber de descanso no Dia do Trabalho. Empurrado por uma pequena (porém barulhenta) torcida, que aproveitou o feriado para se uniformizar e ir ao Bruno José Daniel com bandeiras e batuques, a equipe do ABC paulista apostou na correria nos primeiros minutos de partida com o Goiás.

O empenho do Santo André, no entanto, não ia além de uma não muito eficiente troca de passes entre Élvis e Luciano Henrique no meio-campo. A bola dificilmente chegava ao ataque para as conclusões Léo Carvalho e Fábio Santos contra o veterano goleiro Harlei, que tentava organizar o Goiás com muitos gestos e gritos.

Assim como o Santo André, a equipe visitante tinha dificuldades no setor criativo. O experiente Hugo, com a camisa 10 no corpo, dava sinais de falta de ritmo de jogo e era pouco participativo. Dessa forma, Vítor se tornou válvula de escape esmeraldina pelo lado direito do campo – o que não chegava a incomodar o goleiro Adilson.

Os dois times encontraram a mesma solução contra a ineficácia na armação: as jogadas de bola parada. O primeiro a tentar encurtar o caminho para o gol dessa maneira foi Luciano Henrique, que cobrou uma falta cruzada da esquerda, com efeito. Harlei precisou se esticar para espalmar a bola, aos 14 minutos.

O Goiás chegou com mais perigo. Aos 17, o zagueiro Valmir Lucas subiu para cabecear com estilo depois do escanteio batido da esquerda. Adilson deu um tapa para jogar a bola para fora. O goleiro do Santo André fez mais uma grande defesa três minutos depois, em forte cobrança de falta do atacante Walter.

Quando o jogo já ficava novamente monótono, uma bobeada de Valmir Lucas permitiu ao Santo André abrir o placar. Fábio Santos desarmou o desatento defensor do Goiás, invadiu a área e sofreu o pênalti. Élvis se encarregou de bater e deslocou Harlei, que pulou para o lado, aos 34. Na comemoração, beijou o escudo de sua camisa e agitou a torcida.

A alegria do Santo André por abrir o placar durou pouco. Aos 37, a jogada de bola parada enfim surtiu efeito para o Goiás. Walter cobrou falta com categoria, deixando Adilson parado, e empatou a partida. O atacante ainda teve outra chance próxima da área antes do intervalo. Desperdiçou e saiu cansado de campo. “Depois, eu falo”, disse para os repórteres de rádio.

No começo do segundo tempo, Walter ainda parecia abalado pelo desgaste físico. O jogador cabeceou a bola em cobrança de escanteio de William Matheus e ficou com a sobra, aos cinco minutos. Mas passou vergonha ao furar o chute, provocando muitas vaias e gargalhadas entre os torcedores do Santo André.

Apesar do erro de Walter, o Goiás havia voltado melhor do intervalo. O time dirigido por Enderson Moreira passou a explorar o lado esquerdo do gramado, até então esquecido, e envolveu os defensores do Santo André. O técnico tentou colaborar com a pressão com a entrada de Eduardo Sasha na vaga de Renan Oliveira.

O treinador Dedimar também mexeu no Santo André. Trocou Léo Carvalho por Gustavinho e viu a sua equipe voltar ao ataque – antes de tomar um susto. Aos 18 minutos, Hugo recebeu assistência de Walter dentro da área e empurrou a bola para a rede. O árbitro assinalou impedimento e anulou o que seria o segundo gol do Goiás.

Após gastar fôlego para reclamar com o carioca Wagner do Nascimento, os visitantes retomaram o controle da partida. E chegaram à virada. Aos 24 minutos, pouco depois de Dedimar apostar em Luiz Ricardo no lugar de Fábio Santos, Eduardo Sasha recebeu a bola de Walter, que fez o pivô, e chutou firme para acertar o gol – contando com desvio no meio do caminho.

Àquela altura, faltava ao Santo André a disposição do início do jogo. O objetivo da equipe da casa já era evitar o terceiro gol do Goiás, que eliminaria a partida de volta. Não houve sucesso na empreitada. Aos 29, Sasha consagrou a substituição de Enderson Moreira ao dar um leve toque na bola depois de cruzamento de Walter. Adilson aceitou.

Com a sua meta alcançada, o Goiás seguiu no ataque, embora sem nenhum desespero para transformar a vitória em goleada. Pelo Santo André, os torcedores que escolheram o Bruno José Daniel como local para passar o feriado já se dividiam. Alguns insistiam em cantar e tremular bandeiras, enquanto outra parte ia embora mais cedo.

Quem deixou o estádio antes da hora não viu a reação do Santo André. Aos 46 minutos, quando o Goiás só administrava a partida, Gustavinho aproveitou uma sobra de bola dentro da área (Valmir Lucas falhou de novo) e descontou para os donos da casa com um chute certeiro. O goleiro Harlei contundiu o joelho na jogada.

VITÓRIA SPORT / Com informações do Imirante Esporte

Subscribe to this Blog via Email :