terça-feira, 30 de abril de 2013

João Havelange renuncia à presidência honorária da Fifa

·   0


O presidente de honra da Fifa, João Havelange, renunciou ao cargo honorário após ter seu nome ligado a um escândalo de corrupção dentro da própria entidade, em relação ao Caso ISL. A renúncia foi feita no dia 18 de abril, mas apenas tornada pública nesta terça-feira, por Hans-Joachim Eckert, presidente do Comitê de Ética.

O relatório divulgado nesta terça-feira também inocenta o presidente da Fifa, Joseph Blatter, de qualquer malefício causado à instituição, apesar de sua conduta ter sido considerada "desajeitada". O ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira e o recém-aposentado Nicolás Leoz, que renunciou à presidência da Conmebol, porém, também foram culpados pelo recebimento de propinas entre 1992 e 2000.

Apesar disso, o documento segue que a conduta dos três não pode ser punida, já que o Comitê de Ética foi criado apenas em 2004, quatro anos depois dos últimos resquícios de recebimento de propinas. Além disso, diz o relatório, nem Teixeira nem Havelange tinham posições oficiais na Fifa naquela época.

Em relação a Leoz, o documento diz que o paraguaio pagou a instituições de caridade todo o valor que recebeu de propinas. No entanto, esse pagamento só foi feito em 2008, oito anos depois do ocorrido.

Um investigador contratado por Eckert consultou um especialista legal na Suíça, que comentou não achar que as condutas de Havelange, Teixeira e Leoz dignas de punição de acordo com as leis criminais locais.

DO VITÓRIA SPORT / Com Informações do LanceNet!

Subscribe to this Blog via Email :